Dermatologia

Dermatologia Cosmética e Rejuvenescimento Cutâneo

“Pessoas jovens bonitas são acidentes da natureza; pessoas idosas bonitas são obras de arte”
Eleanor Roosevelt

A Dermatologia Cosmética e o Rejuvenescimento Cutâneo têm especial impacto na sociedade dos dias de hoje, dada a crescente preocupação com a imagem e com a manutenção de uma pele com aspecto jovem e natural, bem como devido ao seu impacto no bem-estar de cada um.

É sempre realizada uma cuidadosa avaliação inicial, sendo os tratamentos direcionados a cada problema particular e individualizados, de acordo com o tipo de pele e as expectativas do doente.

O tratamento de rugas, pele envelhecida e sem elasticidade, flacidez, cicatrizes, estrias, manchas, rosácea, malformações vasculares, alopecias, hiperhidrose axilar/transpiração excessiva (...), pode ser conseguido através de várias técnicas abaixo descritas.

O peeling consiste na aplicação de ácidos ou outros produtos químicos na pele, que levam à renovação celular acelerada das suas camadas. Dependendo da profundidade de ação e da substância utilizada, os peelings dividem-se em superficiais, médios e profundos, sendo selecionados de acordo com a patologia a tratar e o tipo de pele do doente. Atualmente, são preferidos os peelings combinados, com aplicação de mais de uma substância na mesma sessão, sem prejudicar a segurança e o conforto desta técnica. Deste modo, consegue-se aumentar a eficácia de cada substância, comparativamente à sua utilização individual e sem aumentar os efeitos laterais, sendo possível aplicar maiores concentrações ou profundidade em áreas mais afetadas, sem interferir com o tratamento de áreas onde os danos são menos evidentes.

As indicações dos peelings são múltiplas e variadas, podendo ser utilizadas como forma de tratamento antienvelhecimento (muito eficazes nas rugas superficiais, manchas e descoloração da pele que vão surgindo com o avançar da idade), despigmentante (tratamento de manchas – melasmas e lentigos), antisseborreico, no tratamento de cicatrizes de acne, estrias ou na manutenção da textura e aparência da pele, de modo a manter-se limpa, nutrida e hidratada. Contribui para uma pele sã e bonita, devolvendo o brilho e a vitalidade perdidos.

O tempo de recuperação depende do produto utilizado e da profundidade atingida, sendo imediato nos peelings superficiais e variando até 1 a 2 semanas nos mais profundos. Deve ser evitada a exposição solar nas semanas seguintes ao tratamento. São necessárias várias sessões para alcançar o efeito desejado, a cada 2-4 semanas.

É uma técnica minimamente invasiva, segura e com resultados cosméticos excelentes, desde que seja realizada por um Dermatologista devidamente qualificado e experiente. Uma avaliação dermatológica global prévia para a correta seleção do produto e determinação do número de sessões são fundamentais para a obtenção de bons resultados.

Esta é a técnica de Medicina Estética mais utilizada no mundo.

A utilização de Toxina Botulínica está indicada no tratamento das rugas de expressão. Estas rugas formam-se devido à hiperatividade dos músculos da mímica da face, mais evidentes entre as sobrancelhas (glabela), testa (linhas horizontais na região frontal) e à volta dos olhos (“pés de galinha”). Com o avançar da idade e com a excessiva exposição solar, há uma redução no conteúdo de colagénio e fibras elásticas da pele, pelo que estas rugas se tornam mais aparentes e permanentes. O tratamento com Toxina Botulínica bloqueia a transmissão nervosa em músculos específicos, de modo a que fiquem relaxados e, consequentemente, consegue atenuar ou mesmo eliminar estas rugas. Pode ser necessário o tratamento combinado com substâncias de preenchimento, como o ácido hialurónico, para se otimizar o resultado.

 Além da sua utilização no rejuvenescimento facial, pode ser aplicada em situações de hiperatividade muscular que condicionem rugas inestéticas ou assimetrias faciais.

A Toxina Botulínica é também utilizada com elevada eficácia no tratamento da hiperhidrose axilar (transpiração excessiva), pois atua bloqueando o impulso nervoso para as glândulas sudoríparas.

Pode também ser utilizada para moldar a forma da face nos casos em que o músculo da mastigação (masseter) está muito desenvolvido, dando à cara uma configuração quadrada. Nestes casos, o tratamento devolve à face uma forma mais oval e, portanto, cosmeticamente mais atraente.

Devido às pequenas doses utilizadas, esta técnica é praticamente isenta de riscos para a saúde, desde que seja realizada por um Dermatologista devidamente qualificado. Não deve ser realizado em grávidas, durante a amamentação e em pessoas com doenças neuromusculares.

A técnica é muito bem tolerada, praticamente indolor. Os efeitos são visíveis ao fim de 2-3 dias e o tempo de recuperação é praticamente imediato, devendo ser evitados exercício físico, massagem na face durante 4 horas e exposição solar durante uma semana. Deve ser feita uma manutenção a cada 6-9 meses.

O consultório está devidamente certificado e qualificado para este tipo de tratamentos, integrando a campanha internacional Proof in Real Life® (www.proofirl.com/pt).

O preenchimento consiste na injeção de um produto sob as camadas mais superficiais da pele. Pode ser utilizado com diferentes objetivos: preencher rugas (na face, pescoço, decote e mãos), sulcos, depressões ou cicatrizes; definir e recuperar o volume das maçãs do rosto; dar forma, contorno e volume aos lábios; para remodelação nasal e do queixo e para melhoria do contorno facial, através do realce e modelação dos traços faciais, de acordo com as necessidades.

A sua principal indicação é o rejuvenescimento facial, restaurando o aspeto jovem com a máxima naturalidade e alcançando um “lifting”, mas sem os riscos de uma cirurgia, uma vez que se trata de uma técnica minimamente invasiva. Pode estar indicado o tratamento combinado com outras técnicas, como a Toxina Botulínica, para otimizar os resultados.

Existem inúmeros produtos disponíveis, sendo atualmente o ácido hialurónico o preenchimento de eleição. Infelizmente, nem sempre a qualidade dos produtos é equiparável, pelo que o doente deve estar devidamente informado acerca da marca e da substância a usar antes de realizar qualquer procedimento deste tipo, o que é fundamental quer para a eficácia e durabilidade do efeito, quer para a sua segurança.

Ao ser introduzido, o ácido hialurónico - além do efeito de preencher espaço -, estimula o organismo a produzir colagénio e fibras elásticas no local e “chama água”, melhorando assim o especto e a hidratação da pele. Deste modo, tem também um carácter preventivo, pois não só preenche as rugas já estabelecidas como, ao estimular a regeneração dos tecidos no local de injeção, permite prevenir e retardar a formação de novas rugas.

Apesar de ser produzido em laboratório, o ácido hialurónico é um componente natural existente na pele, pelo que não produz reações alérgicas ou de rejeição. A sua administração é praticamente isenta de riscos para a saúde, desde que seja realizada por um Dermatologista devidamente qualificado. Está contraindicado em grávidas e durante a amamentação.

A técnica é muito bem tolerada, praticamente indolor. O tempo de recuperação é imediato, devendo evitar-se massajar a pele tratada durante algumas horas e exposição solar durante uma semana. Dependendo do produto e da área tratada, deverá ser feita uma manutenção a cada 12-18 meses.

O consultório está devidamente certificado e qualificado para este tipo de tratamentos, integrando a campanha internacional Proof in Real Life® (www.proofirl.com/pt).

A aplicação de skinboosters consiste na injeção subcutânea de um ácido hialurónico menos denso e mais fluído, comparativamente ao que é usado no preenchimento. Como tal, o objetivo não é dar volume, mas sim melhorar a qualidade global da pele e a sua textura, aumentando a sua elasticidade, firmeza e hidratação, conferindo um aspeto mais jovem e extremamente natural.

O envelhecimento cutâneo, aliado à exposição solar, condiciona a perda de ácido hialurónico e de fibras elásticas na pele, o que leva à diminuição da sua espessura e confere um aspeto de pele seca, com inúmeras rugas finas superficiais, principalmente na face, pescoço, decote e mãos. O tratamento com skinboosters permite uma hidratação em profundidade, pois ao fazer a reposição do ácido hialurónico naturalmente perdido atrai água e estimula a síntese de colagénio, melhorando a qualidade da pele.

A pele fica mais lisa e luminosa, uma vez que se eliminam as rugas mais finas e imperfeições superficiais e se reduz a rugosidade e o aspeto enrugado e flácido da pele.

Tem também resultados excelentes no tratamento das cicatrizes de acne, devido à sua ação nas camadas superficiais da pele.

Pode ser utilizada na face, pescoço, decote e mãos.

A técnica é muito bem tolerada. Dependendo da extensão da área a tratar, pode ser aplicado um anestésico tópico (em creme) previamente ao tratamento. O tempo de recuperação é imediato, devendo evitar-se massajar a pele tratada durante algumas horas e exposição solar durante uma semana. Para um efeito pleno, deve ser feito um tratamento de indução inicial de 3 sessões a cada 3-4 semanas, no entanto após a primeira sessão, os resultados já são visíveis, tornando-se progressivamente mais evidentes nas sessões seguintes. Deverá ser posteriormente feita uma manutenção a cada 6 meses. Está contraindicado em grávidas e durante a amamentação.

O consultório está devidamente certificado e qualificado para este tipo de tratamentos, integrando a campanha internacional Proof in Real Life® (www.proofirl.com/pt).

O Microneedling consiste na realização de múltiplas micropunções na pele, devidamente controladas por um aparelho e equipamento próprios, com o intuito de proporcionar uma regeneração local natural. Trata-se de uma técnica minimamente invasiva, não cirúrgica e não-ablativa, revolucionária e com variadas aplicabilidades.

São criados na pele inúmeros “microcanais” de forma controlada, o que estimula o organismo a regenerar estas “microlesões” através da produção de tecido celular, colagénio, fibras elásticas e vasos sanguíneos novos, culminando na melhoria da qualidade da pele nos seus vários domínios: textura, hidratação, firmeza e aspeto. Além disso, esta tecnologia permite a administração de diversos produtos medicamentosos através dos “microcanais” criados, de acordo com a finalidade terapêutica pretendida, como fatores de crescimento, ácido hialurónico, vitaminas, despigmentantes, reafirmantes (...), que atingem em profundidade as várias camadas da pele, onde os produtos de aplicação tópica (cremes) não conseguem atuar.

Deste modo, as indicações desta técnica são várias:

- Rejuvenescimento Cutâneo e Melhoria da Qualidade da Pele – ao estimular a síntese natural de colagénio e fibras elásticas é utilizado no tratamento de rugas finas e superficiais, assim como na melhoria da firmeza e elasticidade da pele, diminuindo a flacidez e conferindo um aspeto jovem, luminoso e natural. A administração de produtos medicamentosos (fatores de crescimento, ácido hialurónico, vitaminas, reafirmantes,...) potencia este efeito. Do mesmo modo, em pessoas com poros grandes e inestéticos na pele, ao estimular a remodelação dos tecidos e síntese de colagénio, esta técnica permite diminuir o seu tamanho.

- Cicatrizes – a eficácia desta técnica nos diferentes tipos de cicatrizes está cientificamente comprovada, independentemente da causa – cicatrizes de acne, pós-cirúrgicas, traumáticas, entre outras. Os “microcanais” criados destroem o tecido cicatricial anormal e permitem a síntese de tecido novo normal, com colagénio semelhante ao da pele normal.

- Estrias – o princípio da aplicabilidade desta técnica nesta indicação é o mesmo do das cicatrizes, no entanto, nestas situações o processo é mais moroso, exigindo um maior número de tratamentos.

- Manchas e Hiperpigmentações – o tratamento das manchas assenta no facto de serem removidas as camadas superficiais da pele, estimulando a síntese celular, sendo administrados em profundidade medicamentos despigmentantes. É seguro mesmo em peles mais escuras, nas quais outras técnicas podem estar contraindicadas.

- Alopecia (queda de cabelo) – esta técnica estimula não só a síntese de colagénio e fibras elásticas, mas também os folículos pilosos, permitindo a regeneração capilar. A administração concomitante de fatores de crescimento permite a recuperação folicular, com aumento da densidade capilar, assim como melhoria da qualidade do cabelo. Pode ser utilizada nos diferentes tipos de alopecia, sendo o produto administrado selecionado em função da sua etiologia.

Quando realizado por Dermatologistas experientes, o microneedling é uma técnica eficaz e segura, mesmo nas peles mais sensíveis, causando um dano mínimo na pele e sendo, por isso, uma alternativa eficaz aos peelings e aos lasers, quando se pretende uma recuperação quase imediata. Pode também ser combinado com outras técnicas de modo a otimizar os resultados.

A técnica é muito bem tolerada. Não deve ser realizada em mulheres grávidas ou a amamentar. O tempo de recuperação é imediato, devendo evitar-se exposição solar durante as semanas seguintes. Para um efeito pleno, deve ser feito um tratamento de indução inicial a cada 2-4 semanas até ao efeito pretendido, no entanto, após a primeira sessão, os resultados já são visíveis, tornando-se progressivamente mais evidentes nas sessões seguintes. Deverá ser posteriormente feita uma manutenção a cada 6 meses.

LASER é um acrónimo que deriva do inglês “Light Amplification by Stimulated Emission of Radiation”. Atualmente, existem no mercado inúmeros equipamentos disponíveis, que diferem entre eles de acordo com o alvo onde vão atuar, tendo por este motivo indicações clínicas muito variadas, mas específicas para cada tipo de aparelho. Deste modo, consegue-se “destruir” de forma seletiva e segura os tecidos-alvo (como vasos sanguíneos ou pigmento), minimizando o dano às estruturas circundantes que mantêm assim a sua integridade.

Dada a diversidade de aparelhos disponíveis nos dias de hoje, esta técnica deve ser preferencialmente realizada por Dermatologistas com a adequada formação, competência e experiência no manuseamento dos mesmos. É imprescindível um conhecimento teórico-prático aprofundado dos vários lasers existentes no mercado, de forma a selecionar de forma individualizada o tratamento mais indicado para cada situação clínica.

Independentemente do tipo de laser utilizado, é obrigatório evitar a exposição solar até completa recuperação da pele. Dependendo da etiologia, são necessárias várias sessões de tratamento, a cada 4-6 semanas, até se alcançar o efeito pretendido. Os lasers são em geral bem tolerados. Dependendo da área e extensão a tratar, pode ser necessário aplicar um anestésico tópico (em creme) previamente ao procedimento, de modo a privilegiar o conforto do doente. O tempo de recuperação depende do laser utilizado, assim como da intensidade do tratamento e da área intervencionada.

Uma avaliação inicial cuidadosa é essencial para a correta seleção do tipo de laser em função da indicação clínica, assim como para a determinação da intensidade do tratamento e do número de sessões necessárias.

Os lasers vasculares têm especial importância no tratamento da rosácea/couperose, telangiectasias da face ou dos membros (vasos sanguíneos finos, “derrames”), aranhas vasculares, malformações vasculares, como a mancha de vinho do Porto, hemangiomas, estrias rubras (vermelhas), alguns tipos de cicatrizes, entre outros.

O Laser CO2 é o laser cirúrgico mais utilizado na Dermatologia. Permite a remoção/destruição de lesões cutâneas de forma segura e eficaz, pelo que pode ser utilizado num vasto leque de situações clínicas, podendo estar indicado no tratamento de lesões benignas, pré-malignas ou malignas da pele e das mucosas (lábios e região genital). Dentro das lesões benignas, destacam-se pela sua frequência os nevos intradérmicos (“sinais carnudos”), verrugas, fibromas, queratoses seborreicas, queratoses actínicas e xantelasmas. Após o período de cicatrização, normalmente algumas semanas, o resultado cosmético é excelente.

O Laser Fracionado é utilizado essencialmente na área da Dermatologia Cosmética, tendo especial interesse no tratamento do envelhecimento cutâneo, cicatrizes (acne, traumáticas, pós-cirúrgicas, pós-infeciosas como é o caso da varicela), estrias, manchas (lentigos) e queratoses seborreicas planas.

No que respeita ao rejuvenescimento cutâneo (utilizado como laser resurfacing), permite eliminar as rugas finas e superficiais, corrige o aspeto manchado da pele envelhecida pelo sol, diminui a rugosidade da superfície, melhorando a textura e consistência e devolvendo a luminosidade, vitalidade e elasticidade perdidas.

Pode ser utilizado em qualquer área corporal, em particular nas áreas fotoexpostas como a face, pescoço, decote e mãos.

Para se otimizarem os resultados pode ser combinado com outras modalidades terapêuticas.